Sobre o GUESSS

Em seu original em Inglês, a sigla GUESSS refere-se a Global University Entrepreneurial Spirit Students’ Survey. Este estudo busca caracterizar o espírito, as atividades e as intenções empreendedores de estudantes universitários, de todos os níveis de estudo e em todos os cursos universitários das instituições de ensino participantes, bem como as condições de ensino e apoio a atividades empreendedoras dos estudantes em numerosas regiões do mundo.

Assim, ele dá base para se avaliar as condições do ensino ligado ao empreendedorismo em variadas áreas de formação superior (da Matemática à Sociologia, da Medicina à Teologia, da Administração aos Estudos Internacionais, etc.) com comparativos nacionais e internacionais, inclusive propiciando o benchmarking. Contribui para a geração de recomendações de melhoria de práticas e políticas – inclusive políticas públicas – visando o aperfeiçoamento de competências e recursos das instituições de ensino superior para melhor prepararem futuros profissionais, principalmente aqueles que tomarão algum tipo de iniciativa empreendedora.

O GUESSS foi realizado inicialmente por pesquisadores de pequenas empresas e empreendedorismo da Universidade St. Gallen, Suíça, em 2003. Em sua última edição, em 2013-2014, foi feito mais de 30 países ao mesmo tempo. Em sua nova edição, pretendemos fazer ainda melhor com sua participação! 

O Estudo GUESSS Brasil conta com a participação de mais de 60 instituições de ensino superior de muitos Estados brasileiros nas quais dezenas de milhares de estudantes são convidados a responder seu questionário on line de coleta de dados.

Anúncios