
PARTE 1- Efetuação contra Pobreza, Violência e Crise
Olá!
Com vídeos curtos, apresentamos aqui uma oportunidade de aprendizagem sobre efetuação. Usaremos o caso real de uma pequena organização que surpreendeu com a grandiosidade de seu trabalho contra a covid-19 em uma das maiores áreas carentes brasileiras. Trata-se da Mensageiros da Esperança. Ela é uma das mais ativas e profissionalizadas organizações sociais da Brasilândia, grande distrito que reúne muitas comunidades pobres na cidade de São Paulo.
Como primeiro passo, o vídeo bem curto a seguir ajuda a conhecer a fundadora Verônica Machado e a evolução das atividades da organização de 1998 a 2014.
VÍDEO 1
—————
Questões para aprofundamento
SITUAÇÃO: A organização Mensageiros da Esperança começou a atuar em 1998 com assistencialismo, doando alimentos a moradores da Brasilândia. Foi paralisada em 2001. Verônica disse que “fechou para balanço” e quis fazer a organização ser mais efetiva na melhoria da vida das pessoas. Voltou a atuar em 2003 com atividades de formação para crianças e adolescentes.
- Faça uma lista de meios úteis ao trabalho (meios efetuais) que você acredita que Verônica e a organização usavam antes dessa paralisação e puderam voltar a utilizar em 2003.
- Na retomada, em 2003, quais características tinham os seguintes meios efetuais a disposição de Verônica: (A) o que ela sabia; (B) quem ela conhecia; (C) quem ela era?
- Quais outros aspectos de efetuação você identifica no vídeo? Explique-os.
—————
O primeiro vídeo nos ajudou a conhecer a realidade de Verônica e do trabalho da Mensageiros da Esperança até 2014. Um dos pontos importantes da história contada é a grande mudança da missão (mission drift) efetivada em 2003, de assistencialismo para educação.
A nova missão social e aperfeiçoamentos de gestão levaram a parcerias e outras colaborações cada vez mais numerosas e variadas. O vídeo seguinte foi feito com recursos limitados, por pessoas bem-intencionadas aprendendo a usar recursos audiovisuais. Ele mostra alguns exemplos da aplicação do princípio da colcha de retalhos (crazy kilt). Entre eles, há o envolvimento de crianças beneficiadas em atividades lúdicas úteis à comunidade e a colaboração com o CDI para oferta de cursos de informática voltada à cidadania.
VÍDEO 2
—————
Questões para aprofundamento
- Que características da colcha de retalhos podem ser levantadas a partir do vídeo?
- Quais outros aspectos de efetuação você identifica no vídeo? Explique-os.
—————
Outra mudança de missão precisou ocorrer em março de 2020, em sentido contrário: da educação para o assistencialismo. Foi necessário ajudar no combate à covid-19 na Brasilândia com a distribuição de alimentos e material de higiene e prevenção, já que muito mais gente estaria desempregada e sem ter o que comer devido à crise e à quarentena.
Era também necessário dar condições de continuidade à organização. Devido à quarentena, a ONG estava fechada. Não podia atender alunos ou remunerar os gestores e demais colaboradores.
O dois próximos vídeos mostram ações contra a crise de covid-19 e lista uma grande variedade de parceiros e colaboradores.
VÍDEOS 3 e 4
Esse último vídeo já sinaliza a volta futura da ONG à educação, incluindo formação em empreendedorismo.
—————
Questões para aprofundamento
- Uma grande colcha de retalhos se formou em apoio ao trabalho da Mensageiros da Esperança. Quais características dessa colcha chamam mais sua atenção? Por quê?
- Como é possível uma ONG tão pequena como a Mensageiros da Esperança desenvolver tamanha rede de colaboração? Que competências empreendedoras são necessárias para tanto?
- Quais outros aspectos de efetuação você identifica nos vídeos 3 e 4? Explique-os.
—————
Outras atividades que usaram ou propiciaram a efetuação são ilustradas em outros vídeos:
Bons estudos!
Equipe SaSS Brasil