Benefícios: professores

=====
Professores, cliquem aqui e peguem seu material pedagógico e cliquem aqui para obter o material complementar, tudo GRATUITAMENTE. Eles lhe permitirão fazer atividades dinâmicas e muito úteis com seus alunos (sobre escolha e preparação para a carreira) antes e após eles responderem o questionário do estudo GUESSS Brasil. Recomendamos que vocês os levem ao laboratório de informática de sua instituição de ensino para responderem o questionário em grupo e melhor aproveitarem os exercícios propostos no material.

Os professores participam do estudo GUESSS Brasil incentivando seus alunos
a responderem o questionário on line e apoiando o trabalho do professor parceiro
(ver quem é)
responsável por sua instituição de ensino no estudo. O questionário é acessível apenas aos estudantes e por um link a eles enviado pelo parceiro por e-mail ou pela central do aluno (intranet) de sua instituição de ensino (ver se ela participa do estudo).
=====

Os professores tradicionalmente são os primeiros a querer ver aperfeiçoado o sistema educacional brasileiro. O Estudo GUESSS Brasil pode ser entendido como uma oportunidade para contribuírem mais do que normalmente já fazem para que isso aconteça.

O motivo é simples: o Estudo GUESSS Brasil tem por finalidade gerar conhecimentos úteis sobre todas as áreas de formação superior (da Matemática à Sociologia, da Medicina à Teologia, da Administração aos Estudos Internacionais, etc.) para o aprimoramento da atuação das instituições de ensino superior, dos gestores de ensino, dos professores e dos formuladores de políticas públicas na preparação e no apoio oferecidos aos estudantes brasileiros para suas respectivas carreiras, com foco principalmente nas iniciativas empreendedoras.

Para atingir tal finalidade, o Estudo GUESSS é um estudo a ser realizado de modo padronizado em numerosas instituições de ensino superior do país e do exterior permitindo não apenas que se conheça a realidade do ensino e do apoio ligados a iniciativas empreendedoras em cada instituição separadamente, mas também favorecendo a comparação dessa realidade entre elas. Assim, podem ser conhecidos os pontos fortes e fracos de cada instituição e torna-se possível o aproveitamento das boas práticas umas das outras.

Adicionalmente, de modo coerente e complementar aos benefícios descritos para estudantes e institituições de ensino, outros benefícios para professores podem ser destacados:

–  A experiência vivida pelos estudantes ao responderem o questionário do estudo pode ser uma ótima base para aumentar o repertório de atividades de discussão e de ensino do professor em sala de aula e fora dela;

– O professor obtém mais um bom motivo para tratar de empreendedorismo mesmo em cursos em que o tratamento do tema normalmente tende a ser modesto, apesar de necessário, como em Odontologia, Geografia, História e outros – afinal, de modo similar a outras áreas, estudantes de Odontologia muito frequentemente pretendem ser  profissionais liberais, oferecer serviços, etc. realizando atividades que envolvem alguma forma de empreendedorismo.

– Insights sobre o poder de ação e os desejos quanto à carreira e ao empreendedorismo dos estudantes de sua sala de aula e de sua instituição.

No Estudo GUESSS Brasil, a participação e o apoio dos professores são essenciais para o sucesso do estudo, pois eles são os atores de formação mais diretamente em contato com os estudantes.

Caminhemos juntos nessa bela jornada!

Anúncios