Aprendendo sobre efetuação – 2

Saras Sarasvathy, criadora e profusora da noção de efetuação.

VIDEO-CASE 2A Efetuação no Empreendedorismo dos Freelancers
Autores: Chris Berenguer e Edmilson Lima

Em nossa série “Aprendendo sobre Efetuação”, compartilhamos com você casos curtos com vídeo que ajudam a conhecer melhor a efetuação e a saber como empregá-la no dia-a-dia do empreendedorismo. Acreditamos que ela seja útil na compreensão e no aperfeiçoamento do trabalho dos freelancers, também chamados de autônomos.

Uma característica central do trabalho dos freelancers é que eles trabalham de modo independente (sem relação de emprego, com iniciativa e organização próprias). Outra característica é que frequentemente oferecem seus serviços por projeto e por determinado tempo.

O vídeo a seguir será útil na aprendizagem a respeito da efetuação a ocorrer no trabalho de freelancers e sobre como um freelancer pode, usando a efetuação, migrar para outra forma de trabalho. No caso sob estudo, a migração ocorre para a intermediação do trabalho de outros freelancers.

O relato do vídeo resume parte da história de Gabriel Matias, sócio-fundador da Crowd, uma plataforma digital que funciona como agência de conexão entre clientes e freelancers.

VÍDEO

—————
Questões para aprofundamento

1- Como a efetuação ajudou na evolução do negócio de Gabriel, inclusive na migração para a conexão entre clientes e freelancers por intermédio de uma plataforma online?
2- Quais meios efetuais usados por Gabriel podem ser identificados no vídeo? Como foram usados por ele?
3- Como os freelancers podem expandir suas redes de relação por meio da plataforma de Gabriel?
4- Quais explorações de contingências você identifica na jornada de Gabriel com a Crowd?
5- Quais outras características da efetuação você identifica no caso da Crowd?

Bons estudos!
Equipe SaSS Brasil

Referências
[1] Sarasvathy, S. D (2001). Toward Causation and Effectuation : a Theoretical Shift From Inevitability To Economic Entrepreneurial. Academy of Management Journal,  26 (2), 243–263.
[2] Mota, J. M.B; Lima, A. C. (2018). Efetividade do Crowdsourcing como Apoio à Segurança Pública. Revista de Administração Contemporânea, 22(5), 683-703.