Aprendendo sobre efetuação – 7

Saras Sarasvathy, criadora e profusora da noção de efetuação.

VIDEO-CASE 7- INVESTIR O QUE VOCÊ PODE PERDER: RICK CHESTER PASSA A VISÃO
Autores: Edmilson Lima, Antonio Donizete Ferreira e Fabiano Serra Borsatto

Com este video-case, você conhecerá uma das importantes lições ensinadas por Rick Chesther. De origem humilde, ele é bombástico e direto na forma de falar, alvo frequente daqueles que ele diz serem do mimimi e daqueles que outros classificariam como quem “procura pelo em ovo”. Controvérsias à parte, para muitos, ele é cativante e inspirador.

Rick é empreendedor, influenciador digital e palestrante. Fez o “vídeo da água”, que viralizou em 2018 com ele explicando, em fala rápida, como alguém sem recurso pode pegar 20 reais emprestados, comprar água mineral para vender na praia e aumentar seus ganhos dia após dia, melhorando de vida. Ele mesmo vendia água na praia. Diz ter encontrado nas muitas leituras que já fez um modo de compensar os estudos deixados de lado para ajudar a família. Também virou autor de livros, como “Pega a Visão” e “A Favela Venceu”.

Neste vídeo mais recente, Rick explica sua versão de como iniciar um negócio investindo apenas o que se pode perder sem deixar de ter novas chances de investimento em caso de fracasso. Como ele diz, “divida tudo por três!” Você entenderá tudo melhor assistindo ao vídeo.

Sua lição sobre finanças ajuda a ilustrar uma aplicação prática do princípio da perda barata, vinda da abordagem da efetuação, usada para explicar como as pessoas empreendem em situações de incerteza (ou effectuation – Sarasvathy, 2001). O princípio guia as iniciativas empreendedoras para que sejam feitas com baixo risco, ou seja, com o risco de pouca perda.

Usando o princípio, um empreendedor pode se perguntar, por exemplo: O que eu posso perder em caso de fracasso sem deixar de ter outras chances de investir de novo?

Para saber mais sobre efetuação e finanças básicas, assista ao vídeo e responda as questões em seguida.

Vídeo

Questões a responder:

1. Na teoria da efetuação, há cinco princípios. Um deles é exemplificado pelo vídeo: o princípio da perda barata. O que esse princípio nos ensina?

2. A educação financeira é importante para os empreendedores? Por quê?

3. De modo resumido, explique por que é recomendável o empreendedor em estágio inicial delimitar suas iniciativas a perdas aceitáveis e como isso ajuda a definir o nível de investimento.

4. Ao dividirmos o capital inicial do negócio por três, Rick Chester nos alerta para a vantagem de que, caso a primeira parcela seja usada em uma iniciativa que fracasse, restarão outras duas parcelas para outras tentativas. Depois de aprender usando uma parcela, o empreendedor terá mais facilidade de evitar erros usando as outras. Fora o princípio da perda barata, como os demais princípios da efetuação ajudam a pensar sobre esse método para empreender?

Para saber mais:

Explicações sobre a efetuação disponíveis no fim da página que se abrirá aqui: https://guesssbrasil.org/aprendendo-sobre-efetuacao/

Bons estudos!
Equipe SaSS Brasil