Aprendendo sobre efetuação – 8

Saras Sarasvathy, criadora e profusora da noção de efetuação.

VIDEO-CASE 8- NEIVA GUEDES: IMPEDINDO A EXTINÇÃO DA ARARA AZUL
Autora: Rose Mary Almeida Lopes

Neiva M. R. Guedes graduou-se em biologia pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS em 1987. No trecho do video que lhe indicamos assistir, você saberá porque ela se encaminhou para a Biologia. E como se sustentou durante o período em que estudava. Entretanto, sentindo um grande apelo interior para trabalhar com fauna, toma uma decisão muito corajosa.  E, se encaminha para uma nova oportunidade profissional, que a colocaria mais próximo à atuação na Biologia.

Mas, ainda não estava satisfeita, pois ainda não atuava com fauna. Você vai descobrir como foi que ela teve o encontro decisivo em que se formou o seu projeto de vida, bem como o projeto Arara Azul. E, saberá um pouco sobre as inúmeras dificuldades com que se deparou para se dedicar ao estudo desta espécie, na época ameaçada de extinção. E, pouquíssimo conhecida.

Em 1991, Neiva ingressou no curso de Mestrado em Ciências Florestais da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ/USP, sendo agraciada com uma bolsa da CAPES.

Neiva é Doutora em Zoologia pela UNESP/Botucatu (2009). É professora e pesquisadora do Programa de Pós Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp) e orienta alunos de Iniciação Científica, mestrado e doutorado.

Desde 1990, iniciou o Projeto Arara Azul, e executa e coordena estudos sobre a biologia básica e monitoramento da espécie, ainda vulnerável à extinção. O Instituto Arara Azul (ITA) foi criado em 03 de setembro de 2003, sediado em Campo Grande, MS e é presidido pela Profa. Dra. Neiva. (Sobre o Instituto Arara Azul: https://www.institutoararaazul.org.br/ )

Também, é Coordenadora do Projeto Aves Urbanas – Araras na Cidade, executado na Cidade de Campo Grande/MS.

Em 11 de Fevereiro de 2020, Dia Internacional das Meninas e Mulheres na Ciência, Neiva Guedes foi homenageada com um cartão como uma das Donas da Rua da Ciência por Maurício de Sousa e Produções.

Imagem: Mauricio de Sousa Produções.

Instruções para o exercício:

VÍDEO: Waita convida Neiva Guedes, do Instituto Arara Azul.

No vídeo abaixo, assista pelo menos o trecho que vai desde 6’03” até 15’42”.

Após ler a introdução sobre a teoria de efetuação (disponível neste mesmo site), levando em consideração o processo empreendedor, assista ao trecho indicado deste vídeo. Aí, você e

seu grupo, deverão discutir e preparar suas respostas para as questões apresentadas a seguir. O seu professor ou facilitador os instruirá como poderão compartilhar, com os demais colegas, as suas respostas e reflexões.

Questões:

1. Que princípio você consegue perceber na decisão da Neiva Guedes de não mais perseguir o desejo de fazer medicina, e procurar uma faculdade em que pudesse estudar e trabalhar?

2.    Que perda Neiva considerou viável para que pudesse se dedicar à área de Biologia?

3. Quais fatores ligados à identidade da Neiva Guedes você percebe como influenciadores na decisão dela de se dedicar às Araras Azuis?

4. Quais dificuldades com que ela se deparou para pesquisar e se dedicar ao conhecimento sobre as Araras Azuis?

5. Com que meios efetuais ela passa a contar no início de sua trajetória como pesquisadora no Pantanal? Quais apoios e recursos foram decisivos para o início e para estruturar o Projeto Arara Azul?

Para saber mais sobre a Neiva Guedes:

https://www.institutoararaazul.org.br/neiva-guedes/?

http://www.alumni.usp.br/alumni-em-destaque-neiva-guedes-e-o-instituto-arara-azul/

https://www.cristofoli.com/biosseguranca/wp-content/uploads/2020/03/Pr%C3%AAmios-Neiva_Guedes_Instituto_Arara_Azul.pdf

Para saber mais:

Explicações sobre a efetuação disponíveis no fim da página que se abrirá aqui: https://guesssbrasil.org/aprendendo-sobre-efetuacao/

Bons estudos!
Equipe SaSS Brasil